Tempestade tropical ameaça agravar inundações nas Filipinas

Segundo o serviço meteorológico filipino (Pagasa), a tempestade "Helen" se aproxima pelo oceano Pacífico com vendavais de 55 km/h rumo ao norte do arquipélago

Manila – Uma tempestade tropical ameaça nesta segunda-feira agravar as inundações e deslizamentos de terra que na última semana causaram pelo menos 92 mortos e deixou três milhões de desabrigados no norte das Filipinas.

Segundo o serviço meteorológico filipino (Pagasa), a tempestade “Helen” se aproxima pelo oceano Pacífico com vendavais de 55 km/h rumo ao norte do arquipélago, onde já há mais de 400 mil evacuados por causa das inundações e tempestades das últimas semanas.

Connie Dadivas, meteorologista do Pagasa, disse que não prevê que “Helen” cause chuvas intensas, mas sim precipitações moderadas que agravarão as severas inundações, que começaram a causar problemas sanitários.

As autoridades de saúde temem que após o desastre comece a se expandir uma epidemia de leptospirose, uma doença infecciosa que se contagia em regiões inundadas por meio da urina dos ratos e de outros animais urbanos.

Em 2009, pelo menos 249 pessoas morreram por causa da leptospirose após as inundações por causa das monções nas Filipinas.