Tempestade Sandy causa 82 mortes nos EUA e no Canadá

Milhões de pessoas ficaram sem energia e sem serviço de transporte público ao longo da densamente povoada região costeira

Nova York – As mortes na América do Norte em consequência da tempestade Sandy, que causou destruição na Costa Leste dos Estados Unidos, subiram para 82 nesta quinta-feira, em consequência de um aumento significativo no número de óbitos confirmados em Nova York e também de um aumento em Nova Jersey.

A contagem mais recentes de mortes na cidade de Nova York elevou o número para 34, informou a polícia nesta quinta-feira. Quinze das mortes na cidade foram em Staten Island, ilha cuja área sudeste ficou totalmente alagada em consequência da elevação do nível do mar.

A polícia de Nova Jersey confirmou que o número de mortos no Estado subiu para 12, à medida que equipes de resgate continuam vasculhando áreas devastadas.

A tempestade, que chegou a expandir-se por uma área de 1.600 quilômetros em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá.

Milhões de pessoas ficaram sem energia e sem serviço de transporte público ao longo da densamente povoada região costeira. Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.

Veja a seguir uma relação das mortes confirmadas em consequência da tempestade. Agências oficiais alertaram que os números estão sujeitos a mudanças, podendo aumentar ou diminuir. Uma eventual redução aconteceria caso uma morte seja posteriormente confirmada como não sendo em consequência da tempestade.

Estado de Nova York: 42 mortos (34 na cidade de Nova York — 3 em Manhattan, 9 no Queens, 7 no Brooklyn e 15 em Staten Island Maryland: 9 Nova Jersey: 12 Pensilvânia: 6 Virginia Ocidental: 5 Connecticut: 4 Virginia: 2 Carolina do Norte: 1* Toronto, Canadá: 1 * O capitão do navião HMS Bounty, que naugrafou a 201 quilômetros a sudeste da costa de Hatteras, na Carolina no Norte, ainda está desaparecido. A morte de um homem que bateu de carro em uma árvore derrubada pela tempestade ainda não está confirmada como tendo sido causada por Sandy.

* A polícia de Massachusetts informou que um acidente de trânsito que matou um homem durante a passagem da tempestade não teve qualquer ligação com o evento climático.