Tempestade Bud gera chuvas no México enquanto se aproxima do continente

A tempestade tropical Bud, que deve tocar terra por volta das 21h, está localizado a 170 quilômetros de Cabo San Lucas e se desloca a 11 km/h

México – A tempestade tropical Bud se aproxima lentamente do estado mexicano de Baja California Sur enquanto provoca chuvas em vários locais do país.

Bud, que deve tocar terra por volta das 19h local (21h, em Brasília), está localizado a 170 quilômetros de Cabo San Lucas, Baja California Sur, e se desloca a 11 km/h, indicou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O fenômeno desenvolve ventos sustentados de 75 km/h e sequências de 95 km/h.

O SMN prevê tempestades muito fortes em Baja California Sur, Sinaloa e Michoacán; fortes a muito fortes em Sonora, Chihuahua, Durango, Nayari, Jalisco e Guan Ajuato, e intervalos de chuvas com tempestades pontuais em Zacatecas, Aguascalientes e Colima.

Também propicia rajadas de vento de 50 a 70 km/h e ondas de 1 a 3 metros de altura no litoral de Baja California Sur, Sinaloa e Nayari.

O SMN mantém uma zona de vigilância desde Santa Fé até La Paz, Baja California Sur.

O Governo do México ativou ontem os protocolos de emergência perante a proximidade de Bud do litoral de Baja California Sur.