Tempestade “Arthur” avança pela costa leste da Flórida

Primeira tempestade da temporada de furacões do Atlântico passará amanhã pelo litoral do nordeste do estado

Miami – “Arthur”, a primeira tempestade da temporada de furacões do Atlântico, avança nesta terça-feira pela costa leste da Flórida e passará amanhã pelo litoral do nordeste do estado, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

A tempestade, que se encontra situada cerca de 130 quilômetros ao leste-sudeste de Cabo Canaveral e 165 ao norte-noroeste da ilha de Grand Bahama, apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h e se desloca lentamente em direção ao noroeste.

Embora não se espere que “Arthur” impacte diretamente sobre o sul da Flórida, é provável que leve fortes chuvas e cause inundações nesta parte do estado.

As autoridades mantêm uma vigilância de tempestade para a costa leste da Flórida, de Fort Pierce até Flagler Beach, ao sul do Cabo Canaveral.

Segundo um provável padrão de trajetória, o centro de “Arthur” se manterá perto do litoral da Flórida e se deslocará rumo ao leste do litoral central nas próximas 24 horas.

“O sistema passará ao leste do nordeste da Flórida na quarta-feira” e se espera “um fortalecimento adicional” nas próximas 48 horas, de acordo com o NHC.

As projeções do NHC indicam que a tempestade estará sobre a costa das Carolinas no próximo fim de semana, durante a celebração de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos.

A bacia atlântica enfrentará uma temporada de furacões (de 1º de junho a 30 de novembro) que pode ser a mais tranquila em 30 anos, devido ao desenvolvimento do fenômeno de ‘El Niño’ no Pacífico,

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) previu uma temporada ciclônica menos ativa que o normal, com a formação de 8 a 13 tempestades tropicais, das quais entre três e seis chegariam a se tornar furacões, e um ou dois deles seriam de categoria maior.