Tempestade “Ana” inaugura temporada de furacões no Atlântico

"Ana" apresenta ventos sustentados de até 75 quilômetros e nas próximas horas pode se fortalecer levemente em direção noroeste

Miami – A tempestade subtropical “Ana” inaugurou nesta sexta-feira a temporada de furacões no Atlântico após se formar na noite de quinta-feira no litoral sudeste dos Estados Unidos, ao norte da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

“Ana” apresenta ventos sustentados de até 75 quilômetros e nas próximas horas pode se fortalecer levemente em direção noroeste, segundo o NHC, com sede em Miami.

O centro da tempestade está localizado a 225 quilômetros ao sul da Carolina do Sul, e se movimenta a uma velocidade de apenas 2 km/h.

A tempestade provocará fortes chuvas e acumulações de água de 5 a dez centímetros nas zonas de costa na Carolina do Norte e Carolina do Sul, além de ressacas perigosas no litoral sudeste dos Estados Unidos.

A tempestade é a primeira da temporada no Atlântico, embora oficialmente o período oficial só comece no dia 1 de junho e se estende até 30 de novembro.

Especialistas de Ciências Atmosféricas da Universidade Estadual do Colorado prevêem que neste ano a temporada de furacões na Bacia Atlântica seja uma das “menos ativas” desde meados do século XX.