Televisão síria mostra Assad em cerimônia religiosa

O líder participou de orações por ocasião do aniversário do profeta Maomé

Damasco – Imagens do presidente sírio, Bashar al-Assad, foram transmitidas nesta quinta-feira na rede de televisão estatal e mostravam o líder participando de orações em uma mesquita de um bairro ao norte de Damasco por ocasião do aniversário do profeta Maomé.

Nas imagens, transmitidas ao vivo, Assad foi visto de joelhos na mesquita de Al-Afram ao lado do mufti da Síria, a mais alta autoridade religiosa do país, e do ministro de Assuntos Religiosos.

O ministro, Mohammed Abdel Settar, convocou mais cedo a realização de “milhares de orações” nas mesquitas na sexta-feira para pedir o restabelecimento da segurança no país, atingido por uma revolta popular contra o regime desde março de 2011.

“Orações serão realizadas após os serviços na sexta-feira nas mesquitas da Síria com o apelo para um retorno à segurança e pela proteção da pátria”, disse Settar, citado pela agência de notícias estatal Sana.

Assad apareceu em público pela última vez no dia 6 de janeiro, em um raro discurso aos seus simpatizantes no qual ele descartou os apelos para sua renúncia e disse que não tinha parceiros com os quais negociar para colocar fim ao conflito, que já dura 22 meses.