Ted Cruz passa Trump em pesquisa com republicanos de Iowa

Senador ultrapassou o empresário como principal escolha para a nominação do partido entre os republicanos do estado

Nova York – O senador do Texas, Ted Cruz, ultrapassou o empresário Donald Trump como principal escolha para a nominação do partido entre os republicanos de Iowa, de acordo com uma nova pesquisa.

Este é o resultado da consolidação do apoio a Cruz por parte dos influentes eleitores evangélicos do Estado.

A pesquisa conduzida pela Monmouth University mostra que 24% dos republicanos de Iowa que provavelmente comparecerão na convenção do partido apoiam Cruz, contra 19% de apoiadores de Donald Trump, 17% de Marco Rubio, e 13% do ex-neurocirurgião Ben Carson.

O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, recebeu 6% de apoio, Rand Paul teve 4%, enquanto Carly Fiorina e John Kasich conseguiram 3% cada.

Iowa realiza sua prévia em 1º de fevereiro, a primeira competição para nomeação no ciclo eleitoral.

A pesquisa mostrou que o apoio a Carson tem recuado enquanto Cruz melhora seu desempenho no Estado.

Em recentes fóruns da campanha presidencial, Carson tem sofrido com questões de política internacional, enquanto Cruz tem garantido endossos de uma lista de conservadores influentes, incluindo Steven King.

Em outubro, Carson liderou a pesquisa da Monmouth University com 32% de apoio em Iowa, enquanto Cruz contava com apenas 10%.

Em dois meses, o apoio a Cruz saltou 14 pontos porcentuais, enquanto o apoio a Carson recuou 19 pontos porcentuais. Desde agosto, Donald Trump perdeu 4% do apoio no Estado.

Na nova pesquisa, Cruz tem 30% do apoio dos influentes eleitores evangélicos, seguido de Donald Trump, com 18%, Rubio com 16% e Carson, com 15% do apoio.