Syriza abre leve vantagem sobre convervadores na Grécia

A maioria das pesquisas ao longo das duas últimas semanas tem colocado os dois partidos praticamente empatados

Atenas – o partido de esquerda grego Syriza tem vantagem de 0,6 ponto percentual sobre o conservador Nova Democracia para a eleição deste mês, de acordo com pesquisa Kapa Research para o jornal To Vima divulgada nesta quinta-feira.

O levantamento mostrou o Syriza com 29 por cento das intenções de voto para a eleição nacional de 20 de setembro, enquanto o Nova Democracia aparece com 28,4 por cento.

A maioria das pesquisas ao longo das duas últimas semanas tem colocado os dois partidos praticamente empatados.

O levantamento foi realizado entre 15 e 16 de setembro, o que significa que captou o sentimento dos eleitores depois do debate final na televisão entre os líderes dos dois partidos: o ex-premiê Alexis Tsipras, do Syriza, e Vangelis Meimarakis, do Nova Democracia.

Pesquisa passada do mesmo instituto, divulgada em 12 de setembro, havia demonstrado o Syriza com vantagem de 0,5 ponto.

O levantamento Kapa mostrou o partido de extrema direita Amanhecer Dourado em terceiro lugar, com 6,7 por cento, seguido pelo socialista Pasok e o comunista KKE. O percentual de indecisos seria de 7,4 por cento.

Duas outras pesquisas publicadas na quarta-feira tiveram resultados diferentes a respeito da eleição de domingo, uma delas mostrando os esquerdistas quatro pontos à frente dos conservadores e outra colocando os conservadores um pouco à frente.