Suíça entra em alerta de avalanche na véspera do fórum em Davos

Um boletim do Instituto SFL para Pesquisa de Neve e Avalanche em Davos indicou uma grande parte do país montanhoso sob perigo de avalanche

Zurique – A Suíça entrou em alerta de avalanche nesta segunda-feira, conforme neve fresca se acumulou em grande parte dos Alpes, um dia antes do início do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Um boletim do Instituto SFL para Pesquisa de Neve e Avalanche em Davos indicou uma grande parte do país montanhoso sob perigo nível 5 de avalanche, o mais alto em uma escala de 1 a 5.

“Neve fresca e movimentações de acúmulos de neve são propensas a gerar avalanches. Até tarde da noite um alto número de avalanches naturais são esperadas”, informou o boletim.

Deslizamentos de neve podem ser profundos e grandes, acrescentou, apresentando perigo a assentamentos e rotas de trânsito expostas.

O acúmulo de neve é o maior desde 1999.

Em Davos, onde autoridades retiraram duas dúzias de pessoas de casas em alto risco, o acesso a estradas ainda estava aberto, conforme equipes usaram explosões controladas para reduzir a chance de deslizamentos. O sol deve voltar na terça-feira.

Zermatt, no sudoeste da Suíça, permaneceu fechada por estrada e ferrovia. Uma ponte aérea de helicóptero que levava pessoas para dentro e fora de um popular resort de esqui ficou fora de ação por conta das condições meteorológicas ruins, disse uma porta-voz da cidade.