Soldado da Otan e outros 5 morrem em ataque no Afeganistão

Um carro-bomba da insurgência talibã explodiu no leste do país

Cabul – Um soldado das forças da Otan no Afeganistão (Isaf) e mais cinco terroristas suicidas morreram neste sábado em um ataque da insurgência talibã.

O atentado foi contra uma base mista das forças americanas e afegãs no leste do país asiático, informaram fontes oficiais.

O ataque aconteceu no início da manhã na província de Nangarhar, quando os insurgentes explodiram um carro-bomba perto da entrada da base, informou à rede de televisão ‘Tolo’ o porta-voz do governo provincial, Ahmad Zia Abdulzai.

De acordo com a fonte, os cinco insurgentes morreram em um confronto que durou cerca de meia hora.

A Isaf divulgou, em comunicado, que um de seus soldados morreu no combate, mas não revelou a nacionalidade do mesmo, pois isso corresponde a cada Estado da organização multilateral.

Um porta-voz da insurgência talibã, Zabiullah Mujahid, reivindicou a ação, de acordo com a imprensa local.

Os ataques coordenados de tipo ‘fedayin’ (‘aquele que se redime pelo sacrifício’, tradução livre), lançados pelos talibãs, são relativamente frequentes no Afeganistão.

No dia 18 de dezembro, quatro suicidas e um soldado afegão morreram em um ataque semelhante contra uma base dos Estados Unidos na mesma província de Nangarhar.

O processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento e está previsto para ser concluído no final de 2014.