Sobe para cinco número de mortos por inundações na Alemanha

Embora o nível de água esteja descendo e a situação "tenha se acalmado", o Serviço Alemão de Meteorologia, alertou da possibilidade de mais intensas

Berlim – Pelo menos cinco pessoas morreram nesta quinta-feira no sul da Alemanha por causa das inundações derivadas do forte temporal que castigou ontem esta região, enquanto outras três pessoas permanecem desaparecidas, informou a polícia.

As vítimas mortais são uma avó, uma mãe e uma filha, de 78, 56 e 28 anos, respectivamente, que morreram afogadas em seu domicílio em Simbach, no estado da Baviera; assim como um homem de 75 anos desta mesma cidade e uma mulher de 80 anos da vizinha Julbach, cujo corpo foi recuperado em um rio.

Por sua vez, os três desaparecidos são um casal e um homem de 65 anos e, embora continuem as operações de resgate, as possibilidades de encontrá-los com vida são cada vez menores com a passagem das horas.

“Tememos o pior”, reconheceu Michael Emmer, porta-voz da Polícia de Baixa Baviera.

Embora o nível de água esteja descendo e a situação “tenha se acalmado”, segundo o porta-voz policial, o Serviço Alemão de Meteorologia, alertou da possibilidade de mais intensas chuvada nas próximas 12 horas.

“São possíveis quantidades de mais de 40 litros por metro quadrado em entre seis e 12 horas”, informou o Serviço Alemão de Meteorologia em Munique, que alertou sobre fortes temporais também em outros estados federados.

Além disso, a Defesa Civil esteve durante grande parte da manhã recuperando pessoas isoladas pelas inundações.

As tarefas de limpeza das localidades afetadas começaram nesta mesma amanhã, onde operam os serviços de emergência, policiais e bombeiros.

“Vamos com botas de água trabalhar”, descreveu uma porta-voz do prefeito de Simbach, Klaus Schmid.

Ontem, centenas de crianças tiveram que permanecer até últimas horas da tarde em duas escolas ficaram bloqueadas como consequência das águas e ainda hoje várias permanecem fechadas.

De fato, um total de 16 alunos e dois docentes foram obrigados a passar a noite na escola na cidade de Triftern.

Também no estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, os bombeiros e as equipes de resgate tiveram que intervir por causa do temporal

O temporal já havia deixado quatro mortos e graves destroços no fim de semana passado no estado federado de Baden-Württemberg e Baviera.EFE