Sobe para 58 número de mortos em ataque de bandidos armados na Nigéria

Ataque ocorreu na noite de sábado (5), no estado de Kaduna, onde os atiradores dispararam a esmo contra os habitantes

Abuja – O número de mortos em um ataque de bandidos armados contra um povoado no noroeste da Nigéria na noite de sábado aumentou de 27 para 58, segundo confirmaram fontes oficiais nesta segunda-feira.

O ataque ocorreu na cidade de Gwaska, em Birnin Gwari, no estado de Kaduna, onde os atiradores dispararam a esmo contra os habitantes.

O emir de Birnin Gwari, Zubairu Mai Gwari, confirmou ao portal “PRNigeria” que a quantidade de mortos chega a 58, embora esse número esteja sendo revisado “à medida que mais corpos são recuperados na cidade e nos arredores”.

“A maioria dos mortos são voluntários que tentaram defender o povoado e crianças que não puderam escapar do massacre”, declararam ao jornal “Daily Trust” fontes do governo local.

Os bandidos, procedentes, aparentemente, do estado vizinho de Zamfara, atearam fogo à cidade, de aproximadamente três mil habitantes, e os sobreviventes – a maioria mulheres – buscaram refúgio no distrito de Doka.

A região, na qual a mineração de ouro artesanal é uma atividade econômica muito importante, foi alvo de ataques esporádicos em meses recentes que custaram a vida de policiais e soldados.