Sérvia e Rússia realizarão primeira manobra militar conjunta

Os países realizarão nos próximos dias a primeira manobra militar conjunta da história

Belgrado – Sérvia e Rússia realizarão nos próximos dias sua primeira manobra militar conjunta na história, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação dos dois países.

Na noite de ontem, seis aviões militares russos de transporte Ilyushin Il-76 aterrissaram no aeroporto militar de Batajnica em Belgrado, a capital da Sérvia, com soldados e equipamentos que participarão de uma manobra tática antiterrorista.

O operação se chamará “Srem-2014” e o exercício vai acontecer no polígono militar Nikinci, a 60 quilômetros da capital sérvia.

Segundo a imprensa sérvia, participarão forças aéreas de desembarque russas e unidades terrestres sérvias.

A Sérvia recebeu o presidente russo, Vladimir Putin, em 16 de outubro com o maior desfile militar em três décadas, dedicado à comemoração dos 70 anos da libertação de Belgrado da ocupação nazista pelo Exército Vermelho.

O país é candidato a ingressar na União Europeia (UE), e, ao mesmo tempo, é um estreito aliado do governo da Rússia, fato que fez o sérvio não impor sanções aos russos, como a UE exige pelo conflito na Ucrânia.

Por ocasião de uma reunião ontem com o Estado-Maior do Exército, o presidente sérvio, Tomislav Nikolic, destacou a neutralidade de seu país, que não apenas realiza manobras militares com a Rússia, mas também com os Estados Unidos e outros países balcânicos.

“A Sérvia demonstrará sua fidelidade à política de neutralidade militar”, assinala um comunicado da presidência do país.