Seis mil pessoas serão evacuadas de área da usina nuclear no Japão

Área em um raio de 2km da usina de Fukushima será evacuada por precaução

Tóquio – As autoridades pediram que cerca de 6.000 pessoas que moram num raio de dois quilômetros da usina nuclear de Fukushima seja evacuada depois do violento terremoto que atingiu o país.

O governo declarou um alerta nuclear preventivo em função da situação e determinou que a população num raio de 3 km da usina seja evacuada.

Tropas das forças de autodefesa (o exército japonês) foram enviadas à instalação nuclear.

A água de esfriamento da usina baixou a um nível preocupante, mas nenhum vazamento foi assinalado, segundo a televisão japonesa.

Por outro lado, o setor de turbinas da usina nuclear de Onagawa, na região de Miyagi, pegou fogo depois do terremoto, informou a agência local Kyodo News.

Mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que quatro usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor de magnitude 8,9, o pior da história do Japão, foram desligadas e fechadas em segurança.

“A agência está em contato com o ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para confirmar mais detalhes da situação. As quatro usinas nucleares japonesas mais próximas do terremoto foram fechadas em segurança”, indicou a AIEA em um comunicado.