Segundo dia de conversações de Kerry e Abbas foi construtivo

O dois mantiveram mais de duas horas de conversações "construtivas" sobre um acordo de paz palestino-israelense

Paris – O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, mantiveram mais de duas horas de conversações “construtivas” sobre um acordo de paz palestino-israelense nesta quinta-feira, a segunda rodada de diálogo nos últimos dias, disse um alto funcionário norte-americano.

“Como fizeram na noite passada, eles discutiram todos os assuntos centrais e concordaram em permanecer em estreito contato pelo telefone e por intermédio de suas equipes no próximos dias e semanas”, disse o funcionário, que falou sob a condição de manter o anonimato.

As conversações de paz entre palestinos e israelenses foram retomadas em 29 de julho, depois de uma interrupção de quase três anos. Na época, Kerry disse: “Nosso objetivo será alcançar um acordo de status final ao longo dos próximos nove meses.” Com a proximidade do fim deste prazo, autoridades norte-americanas parecem ter reduzido suas ambições, dizendo que estão tentando forjar um “esboço para negociações” como um primeiro passo, embora ainda esperem chegar a um acordo integral até 29 de abril.

Tal estrutura poderia esboçar os contornos de um acordo para resolver mais de seis décadas de conflito, cujos temas principais incluem fronteiras, segurança, o destino dos refugiados palestinos e o status de Jerusalém.