Salman bin Abdelaziz é designado herdeiro da Arábia Saudita

O príncipe Salman era o ministro da Defesa do país e foi designado o novo herdeiro após a morte do príncipe Naif no sábado passado

Riad – O rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, designou nesta segunda-feira o ministro da Defesa, o príncipe Salman, herdeiro do trono da Arábia Saudita, após a morte no sábado passado do príncipe Naif, informou a televisão saudita.

O monarca emitiu um decreto real no qual também nomeia Salman, nascido em 1935, vice-primeiro-ministro e o manteve na pasta da Defesa.

Salman, que se perfilava como favorito para tornar-se príncipe herdeiro, é meio-irmão do rei Abdullah e pertence ao tronco mais ilustre da família do fundador do reino, Abdelaziz Al-Saud (1880-1953).

Este grupo é conhecido como os ‘Sete Sediriyin’ e está composto pelos sete filhos que Al-Saud teve com uma mulher da família Al Sediri.

Salman foi designado titular da Defesa em outubro do ano passado depois que um de seus irmãos mais velhos, o falecido príncipe Naif, foi nomeado herdeiro da Coroa após ocupar essa pasta desde 1975.

Por outra parte, o rei Abdullah promulgou outro decreto no qual designa ministro do Interior o príncipe Ahmed bin Abdelaziz. Esse cargo estava ocupado pelo falecido Naif.

No domingo, a Arábia Saudita se despediu do príncipe herdeiro Naif com um solene funeral na Grande Mesquita da cidade santa de Meca, ao qual compareceram a família real e líderes internacionais.

Naif bin Abdul Aziz morreu há dois dias aos 78 anos na cidade suíça de Genebra por causa de uma doença não especificada pelas autoridades sauditas.