Salão do Automóvel de Tóquio apresenta novos modelos elétricos e híbridos

O slogan do evento 2011 é "A mobilidade pode mudar o mundo". Há 176 expositores de 12 países, onde serão apresentados cerca de 50 veículos inéditos

São Paulo – Na última quarta-feira (30) teve início a 42ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio. Com aposta na sustentabilidade, o evento expõe diversos veículos elétricos e híbridos. Algumas montadoras de destaque foram Toyota, Honda e Nissan.

O slogan do evento 2011 é “A mobilidade pode mudar o mundo”. Há 176 expositores de 12 países, onde serão apresentados cerca de 50 veículos inéditos. Durante a programação será apresentado o projeto Smart Mobility City 2011 pelo qual 26 empresas e organizações preveem, através de demonstrações e conferências, como será o futuro da mobilidade nas cidades do futuro.

A Toyota usou o Salão para apresentar o compacto 86, o híbrido Aqua e o veículo-conceito Fun-Vii (Fun Vehicle interactive internet), este último possui um sistema de conexão com o telefone celular semelhante ao de uma rede social.

Durante o evento a montadora também anunciou a abertura de vendas de uma nova versão plug-in do Prius. A expectativa para 2012 é vender cerca de 60 mil carros e os modelos já começaram a receber reservas nesta semana. O PHV Prius é um veículo híbrido movido a gasolina e eletricidade. O diferencial do carro é que quando a bateria se esgota a locomoção torna-se híbrida, apresentando assim mais vantagem do que os automóveis elétricos puros.

O vice-presidente executivo da Toyota, Takeshi Uchiyamada, informou que o Prius PHV recarregável custará a partir de 3,2 milhões de ienes (US$ 41 mil) no Japão. Desde o ano passado, os carros são testados por governos e empresas no Japão, EUA e Europa.

A Honda também apresentou uma proposta sustentável: o EV-STER Concept, um carro conversível de dois lugares e 100% elétrico. O modelo, apesar de compacto, vai de zero a 100km/h em cinco segundos e pode chegar à velocidade máxima de 160km/h.


O veículo recebeu peças de fibra de carbono para reduzir o peso. Já para recarregar a bateria do EV-STER Concept há duas opções, usar uma fonte de 200V, se for recarregar em menos de três horas, ou uma fonte de 100V, em menos de seis horas. Desta forma, o carro consegue uma autonomia de 160 quilômetros.

Também teve destaque o Pivo 3 da Nissan, o terceiro protótipo do compacto. O carro conceito, de dois metros, possui espaço para dois ocupantes, com bancos enfileirados, e tem capacidade de girar quase inteiramente sobre sua área, pois suas rodas do eixo dianteiro e traseiro podem ser esterçadas. O maior diferencial deste projeto é ter a possibilidade para andar sem a operação de um motorista e depender apenas de um motor elétrico e recarregável.

Durante a feira ainda serão apresentadas outras novidades. Participam da Tokyo Motor Show 14 montadoras japonesas, representadas por 15 marcas, e 20 estrangeiras representadas por 24 marcas.