Rússia se prepara para retirada da fronteira com a Ucrânia

As tropas russas se preparam para retornar a seus quartéis

Moscou – As tropas russas que participavam de exercícios militares nas regiões de Rostov, Belgorod e Briansk, todas elas na fronteira com a Ucrânia, se preparam para retornar a seus quartéis, informou nesta terça-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

As tropas, segundo uma nota oficial, receberam a ordem do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, de retornar a seus quartéis após o término da campanha de instrução de primavera.

“Os efetivos estão desmontando os acampamentos de campanha, carregando os equipamentos e formando as colunas de transportes militares e veículos blindados”, acrescentou o comunicado.

O Ministério da Defesa explicou que as colunas militares se deslocarão por seus próprios meios até as estações ferroviárias, de onde as tropas serão transportadas em trem até seus quartéis.

O Kremlin informou ontem que o presidente russo, Vladimir Putin, tinha dado instruções a Shoigu para que ordenasse o retorno das tropas, que participavam dos exercícios militares nas regiões de fronteira com a Ucrânia, aos seus quartéis.

Segundo a Otan, a Rússia colocou junto à fronteira com a Ucrânia entre 35 e 40 mil soldados com tanques e aviões de combate.

Os Estados Unidos e a União Europeia exigiram que Moscou retirasse suas tropas da fronteira com a Ucrânia por considerar essa presença militar uma clara ameaça para o país vizinho.