Rússia e Índia negociam venda de mísseis antiaéreos

Na 19ª Cúpula Anual Índia-Rússia, Putin e Modi podem assinar um acordo de mísseis antiaéreos s-400

Nova Délhi – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta quinta-feira a Nova Délhi em visita oficial de dois dias para participar da 19ª Cúpula Anual Índia-Rússia, durante a qual espera-se que assine um contrato com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para a venda de mísseis antiaéreos s-400.

O avião que levou Putin aterrissou na capital indiana às 10h20 (horário de Brasília). O presidente russo foi recebido pela ministra de Exteriores indiana, Sushma Swaraj, segundo imagens transmitidas ao vivo pelas TVs locais.

Putin deve ter um primeiro encontro informal esta tarde com Modi, enquanto amanhã, sexta-feira, assinará 20 acordos de defesa e de colaboração econômica, detalhou o Ministério de Exteriores indiano.

Na sexta-feira pela manhã, Modi e Putin voltarão a se reunir em um encontro bilateral, enquanto a delegação russa se reunirá com autoridades e empresários indianos.

O presidente russo chega à Índia acompanhada dos ministros de Economia, Comércio e Indústria, Energia e Desenvolvimento Digital, assim como de funcionários de alto escalão da empresa Gazprom, do consórcio Ferrovias de Rússia, do operador de telecomunicações Rostelecom e do gigante do setor de informática Kaspersky Lab.

Putin e Modi participarão do encerramento de um fórum de negócios russo-indiano, e o primeiro termina sua visita de dois dias com uma reunião com o presidente indiano, Ram Nath Kovind.