Rússia criará Ministério para Assuntos da Crimeia

"O desenvolvimento da República da Crimeia e do município de Sebastopol se transformou para nós em uma prioridade de Estado", declarou o primeiro-ministro russo

Moscou – O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a criação do Ministério para Assuntos da Crimeia nesta segunda-feira, quando realizou sua primeira visita à península desde que esta fosse incorporada plenamente ao governo russo no último dia 21 de março.

Em uma sessão extraordinária do governo, realizada em Simferopol e que contou com participação de mais da metade dos ministros para analisar os problemas socioeconômicos da península, Medvedev nomeou Oleg Saveliev como titular da nova pasta.

“O desenvolvimento da República da Crimeia e do município de Sebastopol se transformou para nós em uma prioridade de Estado”, declarou Medvedev, que ressaltou que o primeiro objetivo do novo Ministério é coordenar o trabalho de diferentes órgãos federais da Rússia para adaptar seus marcos jurídico, econômico, financeiro e creditício.

De acordo com Medvedev, tanto Saveliev como o vice-primeiro-ministro do país, Dmitri Kozak, deverão trabalhar na redação de um programa integral federal para o desenvolvimento das duas novas entidades da Federação da Rússia: Crimeia e o porto de Sebastopol.

Saveliev, vice-ministro da Economia desde 2008, nasceu em 1965 na então Leningrado (atual São Petersburgo), região de origem tanto de Medvedev como do próprio presidente russo, Vladimir Putin.