Romney e Obama continuam campanha com início dos debates

Obama atacou mais uma vez seu rival republicano por sua insistência no tema dos cortes de impostos como única receita para recuperar o caminho de crescimento sustentável

Washington – Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, atual líder do país, e o republicano Mitt Romney, continuaram nesta sexta-feira com seus atos eleitorais e de arrecadação de fundos em Washington e na Pensilvânia, mas com as atenções já voltadas para seu primeiro debate, que acontecerá na quarta-feira.

O presidente Obama participou hoje de atos de arrecadação em Washington, antes de viajar no domingo a Nevada para um evento eleitoral e encontrar-se posteriormente com seus assessores para preparar o primeiro debate televisivo, que acontecerá em Denver.

Em seus discursos, Obama atacou mais uma vez seu rival republicano por sua insistência no tema dos cortes de impostos como única receita para recuperar o caminho de crescimento sustentável.

”(Romney) pensa que se gastamos outros US$ 5 trilhões em cortes de impostos para os mais ricos, todos os problemas serão solucionados e os empregos e a prosperidade chegarão a todos”, disse Obama em um hotel da capital americana, onde as entradas para o ato custaram US$ 2,5 mil por pessoa.

O atual presidente insistiu em sua ideia do ”patriotismo econômico”, baseada na ”crença que uma economia forte começa com uma classe média forte”.

Obama acusa o ex-governador de Massachusetts de favorecer as rendas mais altas e de prejudicar a classe média em momentos em que a recuperação econômica ainda não se consolidou.

Por sua parte, Romney carregou de novo contra a atual Administração por sua proposta de cortes no orçamento de Defesa justo quando, segundo sua opinião, os EUA necessitam recuperar sua ”liderança” no âmbito externo, especialmente perante os desafios do Oriente Médio.

O republicano fez estas declarações perante um grupo de cadetes na academia militar de Valley Forge, em Wayne (Pensilvânia), estado no qual as enquetes assinalam que Obama tem larga vantagem.


Depois, em uma conversa com jornalistas no avião que o levava a um ato de arrecadação em Boston (Massachusetts), Romney ressaltou a importância dos debates presidenciais e o de vice-presidentes que acontecerão ao longo de outubro.

”Sei que nestes debates sempre há interesse no teatro, nas brincadeiras, nas lembranças (…) Mas acho que apesar disso os americanos escutarão atentamente a conversa sobre quem será capaz de dirigir a economia e o que é melhor para o país”, comentou.

Depois de Denver, os debates presidenciais acontecerão na Hofstra University (Nova York), em 16 de outubro, e na Lynn University, em Boca Raton (Flórida), no dia 22 de outubro.

Por sua parte, os candidatos a vice-presidentes, o democrata Joe Biden e o republicano Paul Ryan, sustentarão seu debate no dia 11 de outubro em Danville (Kentucky).

Ao longo do dia de hoje, tanto Obama como Romney conversaram por telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre a importância de impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear.