Reunião de potências com o Irã foi ‘inconclusiva’, diz diplomata

"Eles falaram muito, mas as posições permanecem as mesmas...", disse a autoridade

Istambul – Uma reunião entre a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, representando seis potências mundiais, e o principal negociador nuclear iraniano, Said Jalili, nesta sexta-feira, foi “inconclusiva”, afirmou um diplomata.

“Eles falaram muito, mas as posições permanecem as mesmas… Seria justo dizer que a reunião bilateral foi inconclusiva”, afirmou o diplomata, que pediu o anonimato, após o encontro de cerca de uma hora e meia entre Ashton e Jalili.

Os dois se encontraram separadamente como parte das negociações em Istambul entre Irã e o chamado grupo 5+1 de potências mundiais, cuja delegação foi liderada por Ashton.

O diplomata afirmou que os iranianos levantaram duas pré-condições para iniciar negociações sobre uma proposta de troca de combustível nuclear, destinada a diminuir as suspeitas de que a república Islâmica está desenvolvendo uma bomba atômica por trás de um programa nuclear civil.

Os iranianos, ele afirmou, insistiram no reconhecimento de seu direito de enriquecer urânio e no levantamento das sanções internacionais contra Teerã.

As seis potências, por sua vez, rejeitaram quaisquer pré-condições, afirmou.