Reino Unido aguarda “chuva de sangue”

Segundo meteorologistas, fenômeno é causado pelo deslocamento de ar quente que sopra uma poeira vermelha do deserto do Saara em direção à Europa

São Paulo – Um fenômeno raro deve acrescentar um tom especial aos festejos do tradiconal Dia das Bruxas no Reino Unido, nesse final de outubro. Meteoroligistas prevêem a chamada “chuva de sangue” para o período, que acontece pelo deslocamento de ar quente que sopra uma poeira vermelha do deserto do Saara em direção à Europa.

Será algo semelhante ao que ocorreu em Sidney, na Austrália, em 2009, mas com direito a pé d´água e possivelmente até neve, destaca o jornal CourierMail. A concentração de poeira fina no céu já atrapalha as operações de pousos e decolagens do aeroporto de Heathrow, que já cancelou 80 voos, relata a TNTmagazine.

De acordo com o The Courier, esta não é a primeira vez que o Reino Unido será banhado pela chuva vermelha. Ao longo da história, o fenômeno era visto como um presságio de eventos infelizes. Há mais de mil anos, em 685, um manuscrito em inglês antigo da Crônica Anglo-Saxônica dizia: “Houve uma chuva sangrenta na Grã-Bretanha. Manteiga e leite se transformaram em sangue. Lothere E, rei de Kent, morreu”.