Rei saudita precisa de ajuda para respirar por pneumonia

O monarca idoso foi internado no hospital King Abdulaziz em Riad na quarta-feira para exames médicos, depois de ter sofrido dificuldades respiratórias

Cairo – O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz, precisou ser entubado temporariamente para poder respirar, nesta sexta-feira, devido a uma infecção pulmonar, mas o procedimento foi bem-sucedido e seu estado é estável, disse a Corte Real.

O monarca idoso foi internado no hospital King Abdulaziz em Riad na quarta-feira para exames médicos, informou a mídia estatal, depois de ter sofrido o que uma fonte descreveu como dificuldades respiratórias.

“Depois dos exames médicos feitos pela equipe médica, tornou-se evidente que houve uma infecção pulmonar que exigiu a colocação de um tubo para ajudar na respiração de forma temporária nesta noite”, disse a Corte Real num comunicado divulgado pela agência estatal de notícias SPA.

O procedimento resultou em “estabilidade e sucesso”, acrescentou.

Os mercados estão atentos à saúde do rei do maior produtor de petróleo do mundo, um país que também tem uma enorme influência sobre os muçulmanos por abrigar os lugares mais sagrados do Islã.

A fonte saudita, familiarizada com os assuntos da família real, disse que o rei provavelmente irá permanecer no hospital por mais uma semana.

O rei Abdullah, que assumiu o poder em 2005, após a morte de seu meio-irmão, o rei Fahd, deve ter 91 anos, embora os relatos oficiais não seja claros. Ele foi submetido a uma cirurgia nos últimos anos relacionada a uma hérnia.