Rei da Espanha recebe Prêmio Estatal da Rússia

Monarca recebeu o prêmio por sua atividade humanitária e seu papel na transição política espanhola

Moscou – O rei da Espanha recebeu nesta quinta-feira o Prêmio Estatal da Rússia, máxima honraria concedida por este país, das mãos do presidente Vladimir Putin em cerimônia realizada no Kremlin.

O monarca, que iniciou ontem uma visita oficial à Rússia, liderando uma delegação empresarial, recebeu o prêmio por sua atividade humanitária e seu papel na transição política espanhola.

A distinção lhe foi concedida em 23 de fevereiro de 2011 pelo então presidente e atual primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, coincidindo com o 30º aniversário da tentativa de golpe de Estado na Espanha.

“O felicito cordialmente porque o senhor é um amigo da Federação Russa. Graças à sua ativa participação, as relações russo-espanholas chegaram a um novo nível”, afirmou Medvedev ao se reunir hoje com o rei.

Juan Carlos, que não pôde receber o prêmio no ano passado, decidiu doar os 125 mil euros que lhe foram entregues como parte da honraria à cidade espanhola de Lorca, para a restauração dos danos causados pelo terremoto em maio de 2011.