Rebeldes líbios lançam nova ofensiva contra tropas de Kadhafi

Ataque ocorreu a 50 quilômetros de Trípoli e levou ao deslocamento de tropas leais ao ditador

Yefren – Os rebeldes líbios lançaram este domingo uma ofensiva contra as tropas de Muamar Kadhafi posicionadas na planície entre as montanhas bérberes e Trípoli, a cerca de 50 km da capital, informou um correspondente da AFP.

A rebelião forçou a retirada das tropas leais ao governo para cerca de 20 quilômetros mais ao norte, próximo da região estratégica de Bir al-Ghanam, ao norte de Bir Ayad, posição situada na estrada da capital e que passou para o controle dos insurgentes há três semanas.

Os dois lados entraram em combate desde as primeiras horas deste domingo, com explosões de foguetes Grad e disparos de metralhadoras pesadas.

Um ferido foi transferido para o hospital da cidade de Yefren e “outros esperam por atendimento na planície”, afirmou o motorista de uma ambulância.

De acordo com um correspondente da AFP nas montanhas bérberes, onde os rebeldes controlam desde a semana passada a região que vai de Zenten a Yefren (a cerca de 80 km de Trípoli), os insurgentes se uniram a grupos vindos da cidade de Zawiya.

Após dois meses de calmaria, esta cidade agora é palco de novos combates, iniciados há duas semanas quando as tropas de Kadhafi conseguiram conter o avanço rebelde.

No fim de abril, a Otan bombardeou a região de Bir al-Ghanam.