Rebeldes de Duma entregam armas e líder abandona cidade síria

A retirada aconteceu depois do acordo anunciado no fim de semana, poucas horas depois de um suposto ataque químico nesta cidade

Os últimos rebeldes da cidade de Duma, reduto insurgente de Ghuta Oriental perto de Damasco, entregaram suas armas pesadas, ao mesmo tempo que seu líder deixou a região e seguiu para o norte do país, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“Os combatentes do grupo Yaish al-Islam entregaram suas armas pesadas à polícia militar russa em Duma na quarta-feira”, afirmou o OSDH. Seu líder, Isam Buwaydani, deixou a cidade no mesmo dia e chegou a uma zona rebelde do norte do país.

“A maioria dos comandantes do Yaish al-Islam, inclusive seu líder Isam Buwaydani, deixou Duma. Eles chegaram na quarta-feira à noite ao norte da Síria”, afirmou o OSDH.

A retirada aconteceu depois do acordo anunciado no fim de semana com o regime para a saída dos últimos rebeldes de Duma, poucas horas depois de um suposto ataque químico nesta cidade.

Em consequência do acordo, milhares de combatentes do Yaish al-Islam e civis foram levados para regiões da província de Aleppo controladas pela oposição.

Não foi informado se novos deslocamentos acontecerão nesta quinta-feira.

A polícia militar russa começou a patrulhar nesta quinta-feira a cidade de Duma como parte do acordo, segundo o ministério da Defesa da Rússia.

Em Moscou, as Forças Armadas russas informaram que a bandeira síria foi hasteada em Duma.

O governo sírio não anunciou oficialmente até o momento a conquista de Duma, última etapa para assumir o controle total de Ghuta Oriental.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s