Raúl Castro se reúne com Evo Morales para ver Chávez

"Durante o fraternal encontro, ambos os presidentes conversaram sobre o excelente estado das relações" entre Bolívia e Cuba, segundo informou o jornal Juventud Rebelde

São Paulo – O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu este domingo seu homólogo boliviano, Evo Morales, que chegou a Havana para “expressar seu apoio” ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou a imprensa local.

“Durante o fraternal encontro”, que aconteceu imediatamente depois da chegada de Morales a Havana, “ambos os presidentes conversaram sobre o excelente estado das relações” entre Bolívia e Cuba, “e outros temas da atualidade internacional”, informou o jornal Juventud Rebelde.

O jornal destacou que Morales, um aliado próximo ao governo cubano, viajou a Havana, acompanhado do chanceler boliviano, David Choquehuanca, para visitar Chávez, que se recupera na ilha, da quarta e complexa cirurgia contra o câncer detectado em 2011.

O Juventud Rebelde publicou uma foto em que o presidente boliviano conversa com Raúl Castro e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, no aeroporto internacional de Havana.

Morales tinha anunciado na semana passada que a qualquer momento viajaria a Havana “para saudar e expressar sua solidariedade” a Chávez, pois, por causa do tempo, não conseguiu viajar no dia 14 de dezembro, como tinha planejado.

“Estive com alguns presidentes, ministros da Venezuela e quero dizer que temos sofrido bastante com a vida do irmão comandante, presidente Hugo Chávez”, disse Morales neste domingo na Ilha de Suriqui, no Lago Titicaca, onde inaugurou os atos para receber o solstício de verão.

O último boletim médico divulgado pelo governo venezuelano na quinta-feira informou que Chávez enfrenta um “processo progressivo de estabilização”, após ter sofrido uma infecção respiratória que continua sendo tratada e controlada.