Raúl Castro parabeniza Donald Trump por vitória nas eleições

"Raúl Castro Ruz, enviou uma mensagem de felicitação ao Sr. Donald J. Trump por sua eleição como presidente dos Estados Unidos", diz uma breve nota

Havana – O líder cubano Raúl Castro enviou nesta quarta-feira uma mensagem a Donald Trump na qual o parabeniza por sua vitória nas eleições presidenciais de ontem nos Estados Unidos, informaram fontes oficiais.

“O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz, enviou uma mensagem de felicitação ao Sr. Donald J. Trump por sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América”, diz uma breve nota divulgada no site do Ministério de Relações Exteriores cubano (Minrex).

Esta é a primeira e única reação do governo cubano divulgada até o momento sobre a vitória de Trump, que ontem venceu a candidata democrata, Hillary Clinton, após uma dura campanha eleitoral nos EUA.

A vitória do magnata nova-iorquino tinge de incerteza o processo de normalização de relações diplomáticas iniciado entre EUA e Cuba há quase dois anos após mais de cinco décadas de inimizade.

Embora inicialmente não tenha se colocado contra o degelo, na parte final da campanha, Trump se mostrou contrário ao relaxamento de sanções e às políticas de aproximação com a ilha impulsionadas pelo presidente Barack Obama, e garantiu que reverteria este processo.

Trump ganhou as eleições contra todas as previsões, que situavam Hillary como favorita, ao superar com clareza os 270 votos no colégio eleitoral que concedem a presidência dos EUA, após conquistar estados do meio oeste e alguns dos mais disputados como Pensilvânia, Flórida e Carolina do Norte.