Rajoy vai comparecer em debate de posse no Congresso

Até o momento Rajoy só tem o apoio dos liberais e de uma deputada de um partido nacionalista canário, enquanto o resto dos grupo lhe negam seu apoio

Madri – O presidente do Governo espanhol interino e do Partido Popular, Mariano Rajoy, irá no dia 30 de agosto ao Congresso para o debate de posse com o qual pretende ser reeleito para liderar o Executivo, e a primeira votação aconteceria no dia seguinte.

A presidente do Congresso, Ana Pastor (PP), a quem corresponde fixar a data por lei, fez hoje esse anúncio em pronunciamento para a imprensa.

Rajoy se reuniu hoje com o líder do partido liberal Ciudadanos, Albert Rivera, que lhe tinha pedido fixar a data do debate de posse e várias medidas em favor da regeneração democrática em troca de seu apoio no Congresso.

A data do debate é importante, já que permite iniciar o mecanismo previsto no Constituição para que, no caso que não seja eleito nenhum candidato, sejam realizadas eventuais novas eleições no dia 25 de dezembro.

Até o momento Rajoy só tem o apoio dos liberais e de uma deputada de um partido nacionalista canário, enquanto o resto dos grupos, que somam 180 deputados, lhe negam seu apoio.