Quase 5 milhões de casas continuam sem luz após Sandy

A tempestade apagou as casas e as lojas de mais de oito milhões de usuários ao longo de 15 estados e do Distrito de Columbia

Washington – As autoridades dos Estados Unidos trabalharam contra o relógio nesta quinta-feira para restabelecer a eletricidade e os serviços básicos na costa leste, onde quase cinco milhões de pessoas ainda estão sem luz a apenas cinco dias das eleições presidenciais.

A tempestade Sandy apagou as casas e as lojas de mais de oito milhões de usuários ao longo de 15 estados e do Distrito de Columbia, mas as companhias elétricas trabalham para que o número chegue a zero o mais rápido possível.

No litoral do estado de Nova Jersey, onde o furacão tocou terra na segunda-feira passada, algumas cidades foram evacuadas por mandato estadual, e seus moradores não começaram a retornar às suas casas até a tarde de ontem.

Em seu retorno encontraram os estragos que a água, o vento e a areia do mar tinham causado em suas propriedades, mas os trabalhos de limpeza e o restabelecimento completo de suas atividades passa pela recuperação da eletricidade, algo que em muitos casos ainda não aconteceu.

A Agência Federal de Emergências (Fema) pôs à disposição dos afetados mais de 50 geradores nas últimas 24 horas para atenuar as deficiências da falta de energia.