Putin vai encontrar novo presidente iraniano em setembro

Veículos de comunicação da Rússia e do Irã haviam dito que o presidente russo visitaria o país, em agosto, para conversações sobre programa nuclear

Moscou – O presidente russo, Vladimir Putin, vai se reunir pela primeira vez com o presidente recém-eleito do Irã, Hassan Rouhani, no Quirguistão, em setembro, informou nesta quarta-feira o embaixador da República Islâmica em Moscou.

Veículos de comunicação da Rússia e do Irã haviam dito na semana passada que o presidente russo visitaria o Irã, em agosto, para conversações com Rouhani sobre o programa nuclear de Teerã.

Mas o embaixador Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi disse, em entrevista coletiva, que as reportagens não eram verdadeiras, e que o primeiro encontro de Putin com Rouhani será à margem de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, na capital do Quirguistão, Bishkek, em 13 de setembro.

As potências mundiais esperam que o novo líder relativamente moderado do Irã cumpra com as exigências feitas a Teerã para recuar com o trabalho nuclear, que suspeitam ter por objetivo permitir a fabricação de bombas.

O Irã diz que está enriquecendo urânio, o material físsil utilizado para bombas atômicas, apenas para abastecer usinas nucleares e para fins médicos.

As últimas conversações de alto nível entre o Irã e as potências mundiais –Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha– foram no Cazaquistão, em abril. As partes não conseguiram romper o impasse.

Diplomatas ocidentais dizem que as potências mundiais vão ter de esperar pela formação de um novo governo no Irã antes que possam discutir uma data para uma nova rodada de negociações.