Putin receberá Cristina Kirchner em Moscou

Líderes falarão do andamento dos acordos fechados durante a visita oficial de Putin a Buenos Aires em junho de 2014

Moscou – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai se reunir no dia 23 de abril em Moscou com sua colega da Argentina, Cristina Kirchner, que fará visita oficial à capital russa entre os dias 22 e 24 deste mês, informou nesta quarta-feira o Kremlin.

“As partes falarão do andamento dos acordos fechados durante a visita oficial de Putin a Buenos Aires em junho de 2014. Trocaram opiniões sobre o desenvolvimento das relações comerciais e os investimentos”, segundo um comunicado de imprensa do Kremlin.

Além disso, os dois líderes tratarão dos assuntos da atualidade internacional e a cooperação entre os dois países tanto no marco bilateral como em diferentes organizações e foros como ONU e G20.

Segundo fontes de ambas as chancelarias, Putin e Fernández assinarão novos acordos em matéria de energia nuclear, comércio e cooperação técnico-militar, que poderia incluir a compra por Buenos Aires de helicópteros militares russos.

O tema central da visita será a assinatura de um acordo para a construção de uma usina nuclear na Argentina por parte da empresa estatal russa Rosatom.

Por outro lado, a Rússia tem um grande interesse em importar maiores volumes de produtos alimentícios argentinos, sobretudo lácteos e carnes, para cobrir o déficit originado pelo embargo russo aos alimentos perecíveis procedentes da União Europeia e Estados Unidos.

Embora em sua última visita a Moscou o ministro argentino de Agricultura, Carlos Casamiquela, se comprometeu a aumentar as exportações de carne e lácteos para a Rússia, a promessa não foi posta em prática.

Atualmente, a troca comercial entre Rússia e Argentina soma US$ 2 bilhões, número que Moscou quer aumentar.