Putin ordena exercício militar urgente no oeste da Rússia

Distrito Militar Oeste faz fronteira com a Ucrânia, onde uma violenta crise política contrapõe grupos pró-Europa e pró-Rússia

Moscou – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a realização de um exercício militar emergencial, nesta quarta-feira, para testar a prontidão da tropa para combate em todo o oeste do país, numa demonstração de força de Moscou em meio à tensão com o Ocidente por causa da Ucrânia.

“De acordo com uma ordem do presidente da Federação Russa, as forças do Distrito Militar Oeste foram colocadas em alerta às 14h de hoje (7h em Brasília)”, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, segundo a agência de notícias Interfax.

Putin já ordenou vários exercícios militares sem aviso prévio em diversas partes da Rússia desde que voltou à Presidência, em 2012. Ele argumenta que os militares precisam estar sempre de prontidão, mas desta vez o contexto geopolítico não poderia ser mais claro.

O Distrito Militar Oeste faz fronteira com a Ucrânia, onde uma violenta crise política contrapõe grupos pró-Europa e pró-Rússia.

Shoigu disse que o exercício será realizado em duas etapas, até 3 de março, e que também envolve algumas forças na parte central da Rússia.