Putin e Poroshenko abordam possíveis vias para trégua

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e Ucrânia, Petro Poroshenko, abordaram em conversa por telefone as condições para uma trégua no leste ucraniano

Moscou – Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e Ucrânia, Petro Poroshenko, tiveram hoje conversa por telefone na qual abordaram as tarefas prioritárias para conseguir um cessar-fogo nas regiões do leste ucraniano, informou o Kremlin.

“Os chefes de Estado trocaram opiniões sobre o que é preciso fazer em primeiro lugar para pôr fim o mais rápido possível ao derramamento de sangue no sudeste” da Ucrânia, declarou o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov.

Segundo Peskov, “os pontos de vistas dos presidentes sobre as possíveis vias para sair desta grave situação de crise são em grande medida coincidentes”.

A conversa de hoje foi o primeiro contato entre ambos depois da reunião que tiveram em Minsk na quarta-feira da semana passada, que foi o primeiro tête-à-tête desde a explosão do conflito nas regiões orientais ucranianas de Lugansk e Donetsk.

Nessa reunião foi acertado retomar na capital bielorrussa as reuniões do Grupo de Contato (Ucrânia, Rússia e União Europeia, com representantes das milícias pró-russas) para o acerto do conflito.

Além disso, Rússia e Ucrânia decidiram cooperar na provisão de ajuda humanitária à cidade de Lugansk, controlada pelos rebeldes mas sitiada pelas forças governamentais há semanas.

“Não quero me adiantar aos eventos, mas fechamos acordos concretos a respeito”, declarou Putin ao término de sua reunião com Poroshenko.