Próxima reunião do CS abordará ajuda humanitária na Síria

O ministro adiantou que os países vizinhos da Síria, que receberam 300 mil refugiados, participarão da reunião do Conselho

Paris – O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, disse nesta quinta-feira que a reunião da próxima semana no Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria será focada no envio de ajuda humanitária para os afetados pelo conflito.

”Tem que existir acesso humanitário na Síria” para os refugiados poderem ser atendidos, afirmou em entrevista coletiva Fabius, que sustentou que é preciso ”sensibilizar a opinião pública e avançar nesta questão”.

O ministro adiantou que os países vizinhos da Síria, que receberam 300 mil refugiados, participarão da reunião do Conselho. Fabius opinou que ”a reunião deve se concentrar nos aspectos humanitários” e assegurou que embora ”exista um certo número de bloqueios políticos, não deixaremos de tentar melhorar a situação”.

O chanceler confirmou que nesta semana foi realizado em Paris um encontro entre o novo representante da ONU para a Síria, Lakhdar Brahimi, e os representantes do Conselho Nacional Sírio.

Fabius disse ainda que a ONU considera que o regime de ”Bashar al Assad é responsável por crimes contra a humanidade e enfatizou que apesar dos vetos da China e Rússia ”seguimos pensando que deve haver uma legalidade internacional na Síria personalizada pela ONU”.