Promotor retira acusação contra marmota Phil

Gmosen desprezou as acusações contra Phil - "de fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve", quando, na verdade, o clima frio continuou a predominar

Washington – A marmota Phil se salvou de ser condenada à morte depois que o promotor que a acusou de ter falhado “de propósito” em sua previsão de uma primavera antecipada tenha retirado as acusações contra o animal.

O caso do Estado de Ohio contra Punxutawney Phil foi encerrado depois que o promotor Michael Gmosen suspendeu a causa aberta por ele mesmo na sexta-feira passada.

Em um auto com aspecto oficial, Gmosen desprezou as acusações contra Phil – “de fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve”, quando, na verdade, o clima frio continuou a predominar no estado.

O promotor assegurou que Phil contou com uma defesa que “fincou o dente” no caso e depois que a marmota reconheceu, de dentro de sua toca, que era “totalmente responsável” pelo erro de sua previsão, decidiu retirar as acusações.

Cansado de escutar as queixas de seus vizinhos, o promotor brincalhão apresentou a denúncia contra Phil por considerar que seu erro atentou “contra a paz e a dignidade do estado de Ohio”, um delito não tipificado pelo qual poderia ser condenada à pena capital.

“Ninguém deve considerar este caso tão incomum”, expressou o promotor no memorando explicativo anexo ao documento no qual indultou a marmota.

Gmoser declarou ainda em seu auto que “nestes tempos sérios, espero que este caso tenha trazido um pouco de humor”.

Todos os anos desde 1887, a cada dia 2 de fevereiro é comemorado o “Dia da Marmota”, quando milhares de curiosos vão a Punxsutawney para acompanhar a previsão do tempo feita por Phil.

A famosa marmota sai de manhã de sua gaiola e, se não vir sua sombra, isso significa, segundo a tradição local, que o inverno terminará cedo nos Estados Unidos.

Os prognósticos do roedor nem sempre são corretos. No ano passado, ele “previu” mais seis semanas de inverno, mas segundo as estatísticas oficiais, em fevereiro as temperaturas foram mais altas do que o normal para a época, e houve o mais quente mês de março em décadas.

O filme “Feitiço do Tempo” (1993), protagonizado por Bill Murray e Andie MacDowell, deu notoriedade à festa de Punxsutawney, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros a nordeste de Pittsburgh.