Primeiros caminhões com ajuda russa chegam em Lugansk

Primeiros caminhões com ajuda humanitária russa chegaram a seu destino, a cidade de Lugansk, na Ucrânia

Moscou – Os primeiros caminhões com ajuda humanitária russa chegaram nesta sexta-feira a seu destino, a cidade de Lugansk, na Ucrânia, após entrar nesta manhã neste país sem a permissão das autoridades e a escolta da Cruz Vermelha, informaram os separatistas pró-Rússia.

“Os primeiros veículos chegaram em Lugansk”, disse à agência russa “Interfax” o porta-voz dos milicianos que atuam no leste da Ucrânia, Konstantin Knirik.

Pelo menos 145 caminhões com ajuda humanitária russa atravessaram hoje a fronteira com direção a Lugansk através de um trajeto controlado pelos separatistas, que escoltam o comboio para garantir sua segurança.

Apenas os 34 primeiros veículos que entraram em território ucraniano foram revistados e certificados pelos guardas da fronteira e o Serviço de Alfândega ucraniano, enquanto o restante passou apenas por um controle de funcionários russos.

A Guarda Fronteiriça da Ucrânia, que enviou dezenas de soldados para para participar da revista do carregamento humanitária, denunciou que seu trabalho e dos funcionários da alfândega foram bloqueados pelos russos.

A chancelaria russa anunciou nesta manhã que o comboio com ajuda humanitária russa para a população do leste da Ucrânia entraria nesse país mesmo sem a autorização do governo de Kiev.