Presidente iraniano chega ao Vaticano para reunião com papa

O encontro de Francisco e Rohani estava previsto dentro da viagem europeia organizada para novembro do ano passado, mas foi adiado após os atentados

Cidade do Vaticano – O presidente do Irã, Hassan Rohani, chegou ao Vaticano para uma audiência com o papa Francisco, 16 anos depois da última visita de um líder desse país a um pontífice.

A delegação entrou às 11h (horário local, 7h em Brasslia) no Pátio de São Dâmaso, no palácio pontifício, para a cerimônia de boas-vindas que o Vaticano oferece aos chefes de Estado e de governo.

O grupo chegou em meio a fortes medidas de segurança e usando 26 veículos, escoltados por motos das forças da ordem italianas.

A última visita oficial de um presidente iraniano ao Vaticano foi em 1999. Na ocasião, Mohammad Khatami se reuniu com João Paulo II.

O encontro de Francisco e Rohani estava previsto dentro da viagem europeia organizada para novembro do ano passado, mas foi adiado após os atentados de Paris.

Rohani chegou ontem à Itália e se reuniu com o presidente do Governo, Matteo Renzi, e o Chefe de Estado, Sergio Mattarela. Nesta manhã, ele já esteve com empresários do país.