Presidente francês visita casa e fundação Mandela

Aos 95 anos, Mandela se encontra hospitalizado em sua residência em consequência de uma infecção pulmonar e de múltiplas complicações ocorridas em junho

O presidente francês François Hollande visitou nesta terça-feia a antiga casa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e a fundação dedicada ao Prêmio Nobel da Paz, em seu segundo dia de visita oficial à África do Sul, acompanhado de sua companheira, Valérie Trierweiler.

“É muito emocionante vir a Soweto, aqui onde há apenas 40 anos crianças que morriam por defender sua liberdade, sua dignidade”, declarou Hollande, depois de visitar, com o presidente sul-africano Jacob Zuma, a casa do bairro de Soweto onde Mandela morou entre 1946 e 1962.

O presidente francês também visitou a Fundação Nelson Mandela, guiados pela esposa do herói da luta contra o apartheid, Graça Machel.

Muito emocionado, Hollande viu o original da condenação de Nelson Mandela em 1963, e o caderno no qual Madiba – como Mandela é carionhosamente chamado em seu país – escrevia suas cartas.

Aos 95 anos, Mandela se encontra hospitalizado em sua residência em consequência de uma infecção pulmonar e de múltiplas complicações ocorridas em junho.

Ele apenas recebe visita de seus familiares, que afirmam que ele está consciente, embora muito fraco.