Nova coalizão de governo da Itália tomará posse nesta quinta-feira

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, aceitou nesta quarta (4) a lista de ministros apresentada pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte

Roma — O presidente da Itália, Sergio Mattarella, aceitou nesta quarta-feira a lista de ministros apresentada pelo primeiro-ministro interino, Giuseppe Conte, o encarregado de formar o novo governo entre o antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.

Conte e seus ministros tomarão posse na quinta-feira na sede do governo, segundo anunciou o secretário-geral da presidência, Ugo Zampetti.

O eurodeputado pró-europeu do Partido Democrata (PD, centro-esquerda) Roberto Gualtieri ocupará a posição estratégica de ministro da Economia e Finanças.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte anunciou que seu novo gabinete terá como ministro das Relações Exteriores o líder do M5S, Luigi Di Maio. O Ministério do Interior será ocupado por Luciana Lamorgese (independente); enquanto o de Justiça será liderado por Alfonso Bonafede (M5S). Lorenzo Guerini (PD) ficará a cargo do Ministério da Defesa; já o da Economia terá como chefe Roberto Gualtieri (PD).