Presidente colombiano recebe secretário da Defesa dos EUA

O presidente colombiano disse que as conversas foram produtivas e trataram da segurança e ao fortalecimento das relações bilaterais

Bogotá – O presidente da Colômbia, Iván Duque, recebeu nesta sexta-feira na Casa de Nariño, a residência oficial do governo, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, que está em Bogotá em sua primeira viagem pela América do Sul.

“Produtiva reunião com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James N. Mattis. Conversamos de temas relacionados à segurança e ao fortalecimento das nossas relações bilaterais”, escreveu Duque no Twitter.

Embora mais detalhes não tenham sido divulgados, Mattis tinha dito ontem que o principal motivo da sua visita era “ouvir”, especialmente levando em conta que Duque assumiu o carago há pouquíssimo tempo.

Em tom descontraído, ele disse ontem aos jornalistas que o acompanham estes dias no avião oficial que previa que o encontro fosse como a primeira visita a um costureiro, quando o principal é tirar as medidas para poder trabalhar em algo concreto depois. Mesmo assim, revelou que com certeza um dos temas seria “a trágica situação da Venezuela”, com o objetivo de ver como o Executivo em Washington pode ajudar à Colômbia a enfrentar o aumento de refugiados. Outros temas poderiam ser o processo de paz na Colômbia, a Otan e a violência na Nicarágua.

Além de Duque, Mattis se encontrará hoje o ministro da Defesa colombiano, Guillermo Botero, na sede do órgão. A previsão é de que eles tratem da cooperação militar entre as duas nações e os novos desafios das Forças Armadas da Colômbia.

Com a parada em Bogotá, Mattis conclui a viagem pela que passou por Brasília, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago.