Premiê palestino em Gaza para reunião de governo de unidade

Rami Hamdallah chegou à Faixa de Gaza, território dominado pelo grupo Hamas, nesta quinta-feira para realizar a primeira reunião do governo

Gaza – O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, chegou à Faixa de Gaza, território dominado pelo grupo Hamas, nesta quinta-feira para realizar a primeira reunião do governo de unidade nacional desde a breve guerra civil em 2007 entre o grupo islâmico e forças leais ao partido Fatah.

Dezenas de seguranças do Fatah leais ao presidente Mahmoud Abbas e também policiais do Ministério do Interior do Hamas fizeram a proteção de Hamdallah, que fez uma inspeção simbólica de uma guarda policial.

Em sua agenda, ele deve visitar regiões destruídas na guerra de 50 dias com Israel em julho e agosto, e sua presença pode encorajar países doadores a se comprometerem com recursos para reconstruir Gaza, cujos custos Hamdallah estimou que serão da ordem de 4 bilhões de dólares nos próximos três anos.

“Eu venho a vocês representando o presidente Mahmoud Abbas e, como chefe do governo nacional de consenso, para assumir nossas responsabilidades, atender suas necessidades e lançar um esforço abrangente para ajudar Gaza e trazer alívio para nosso povo aqui”, disse ele.

Partidos palestinos concordaram, no mês passado, que o governo de união assumiria a autoridade imediata sobre Gaza antes de uma conferência internacional de ajuda humanitária em 12 de outubro na capital do Egito, Cairo. Os dois lados concordaram em maio com a formação de um gabinete conjunto.