Premiê britânico e presidente do Irã têm encontro histórico

David Cameron conversou com Hassan Rohani, o primeiro encontro dos líderes desses países desde 1979

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, conversou com o presidente iraniano, Hassan Rohani, nesta quarta-feira, nas dependências das Nações Unidas, no primeiro encontro dos líderes desses países desde a Revolução Islâmica, em 1979.

O encontro aconteceu no escritório da missão britânica nas Nações Unidas, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU. Rohani postou uma foto sorrindo e apertando a mão de Cameron.

No maior encontro de diplomatas do mundo, o governo britânico considerou que a Assembleia Geral deve conquistar o apoio do maior número possível de países para a coalizão internacional para lutar contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Cameron fez o seu discurso ante a Assembleia na tarde desta quarta-feira, enquanto o presidente iraniano se pronunciará na quinta-feira.

As potências ocidentais buscam apoio para a sua ofensiva contra os jihadistas do EI, que controla grande parte do Iraque e da Síria.

Os Estados Unidos e seus aliados lançaram na terça-feira os primeiros ataques aéreos a partir do mar contra o grupo na Síria, o que implicou uma extensão da ação militar de Washington.