Prefeito democrata Pete Buttigieg lança campanha presidencial nos EUA

O político do Partido Democrata tem 37 anos e é o primeiro abertamente gay a ocupar o posto

Pete Buttigieg, o jovem prefeito abertamente gay de uma cidade industrial do Meio-Oeste nos Estados Unidos, transformado em um fenômeno neste início da campanha presidencial, lançou oficialmente sua candidatura para 2020 neste domingo.

“Meu nome é Pete Buttigieg”, apresentou-se. “Me chamam de ‘Prefeito Pete’. Sou um filho orgulhoso de South Bend, em Indiana, e me apresento às eleições presidenciais americanas”.

Com somente 37 anos, este milenial serviu no Afeganistão, formou-se em Harvard, aprendeu sete idiomas e é prefeito de South Bend, em Indiana. Agora está tentando se tornar o primeiro presidente abertamente gay nos Estados Unidos e o mais novo.

“Vendemos um mito às comunidades rurais e industriais: o mito segundo o qual poderíamos parar o tempo e voltar ao passado”, afirmou diante de uma multidã, tornando evidente a referência ao slogan de Donald Trump sobre devolver a grandeza aos Estados Unidos.

“Agora é a hora, provavelmente a única vez na história americana, em que seria lógico para alguém da minha idade, com a experiência do Meio-Oeste industrial (…) contribuir com algo que realmente possa ajudar os americanos”, disse à rede NBC na semana passada.

Neste domingo, havia mais gente do que lugar na antiga fábrica de automóveis de South Bend, onde Buttigieg lançou sua candidatura. Grande parte dos presentes ficou do lado de fora, embaixo de chuva.

O jovem candidato vem dessa área que inclinou a balança em favor de Donald Trump conhecido como “Rust Belt”, um “cinturão industrial” localizado no Centro-Oeste dos Estados Unidos e muito afetado pelo declínio da indústria.

Buttigieg foi eleito prefeito quando tinha 29 anos de idade. Ele nasceu e cresceu em South Bend, estudou em Oxford e formou-se em história pela Universidade de Harvard. No ano passado ele se casou com Chasten Glezmen, um professor universitário.

O jovemcresceu em uma cidade que era próspera e cuja economia implodiu quando gigantes automotivos como a Studebaker fecharam suas fábricas nos anos 50 e 60.

A cidade recuperou certa punjança, sendo atribuída a Buttigieg a revitalização de partes do centro da cidade.