Prédio mais famoso de Nova York faz 80 anos

Empire State Building é atração turística, cenário de filmes e ótimo negócio para seus proprietários

São Paulo – O prédio comercial mais famoso de Nova York comemora 80 anos neste domingo (01/05). Localizado no coração de Manhattan, o Empire State Building é até hoje uma das maiores atrações turísticas da cidade. Com 443 metros, o edifício foi o primeiro do mundo a ter mais de 100 andares. Durante quarenta anos, também foi o mais alto da cidade, quando perdeu o posto para o World Trade Center. Somente após o trágico ataque terrorista que destruiu as Torres Gêmeas há dez anos, o Empire State recuperou o título de mais alto.

Milhões de pessoas pegam todos os anos um dos 73 elevadores que levam ao deck do 86º andar para chegar a um dos melhores mirantes da ilha. Do observatório, que abre 365 dias por ano, é possível enxergar nos dias mais ensolarados cinco estados: Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia. O fachada do edifício art déco com luzes no topo também está entre as imagens mais clicadas da cidade.

Além de ícone turístico, o Empire State Building é um excelente negócio. O prédio foi transformado em um fundo imobiliário que obtém renda com aluguéis de escritórios. Apesar de antigo, o edifício já passou por várias reformas, possui taxas de vacância baixíssimas e continua a gerar lucros polpudos a seus proprietários.

A última reforma, iniciada em 2009, consumiu 550 milhões de dólares e ajudou o edifício a atender as principais normas de sustentabilidade. Toda a energia utilizada hoje em dia vem de fontes renováveis, e as emissões de carbono do prédio foram reduzidos em 38%.

Veja abaixo oito curiosidades sobre o edifício:

1 – Todo o edifício foi construído em apenas 410 dias, um recorde que até hoje nunca foi batido entre arranha-céus dessa altura.

2 – O Empire State já serviu de locação para dezenas de filmes – “King Kong” é apenas o mais famoso deles.

3 – 230 casamentos já foram realizados no prédio

4 – Desde 1978, todos os anos é realizada no prédio a ESB Run-Up, em que atletas de todo o mundo sobem correndo um total de 1.576 degraus até o observatório.

5 – O edifício é utilizado como torre de transmissão por estações de rádio e televisão.

6 – Um pequeno avião atingiu o prédio em 1945, matando 14 pessoas. O incêndio demorou 40 minutos para ser apagado, mas os danos puderam ser reparados.

7 – Mais de 30 pessoas já cometeram suicídio se atirando do Empire State.

8 – Em 1997, um atirador palestino matou uma pessoa, baleou outras seis e depois se suicidou no observatório.