Preço do gás para veículos fica 25% mais barato para o motorista paulista

Mais de 380 postos estão recebendo o combustível com desconto; custo médio do metro cúbico é de R$ 1,19

São Paulo – O preço do Gás Natural Veicular, o chamado GNV, ficou 25% mais barato na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Campinas. Segundo a Comgás, 387 postos estão recebendo o combustível com desconto desde 10 de dezembro. Nesses locais, o metro cúbico na bomba sai, em média, por 1,19 real.

Para rodar 100 km, o motorista que optar pelo gás gastará 9,52 reais. A economia é de 60% em relação ao custo de percorrer a mesma distância com gasolina e álcool, considerando um preço de 2,40 reais por litro para a gasolina e 1,70 por litro para o álcool.

Quem não tem o kit de GNV instalado no carro, contudo, deve considerar o custo de colocar os cilindros no carro. O equipamento ocupa um espaço considerável no porta-malas e não costuma sair por menos de 2.400 reais para uma autonomia de 200 km. Em geral, o ganho em cada abastecida tende a cobrir esse valor em um ano, caso o automóvel rode cerca de 50 km todos os dias.

Por outro lado, veículos movidos a gás ganham abatimento do IPVA em algumas regiões do país. No Paraná, o desconto sobre o valor do imposto é de 60%, enquanto no Rio de Janeiro esse percentual é de 75%. Segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o combustível é usado por cerca de 1,7 milhão de veículos no Brasil.