PP ganha eleições na Espanha com maioria absoluta, diz pesquisa

O PP tem 43,5% dos votos, frente a 30% do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE)

Madri, 20 nov (EFE).- O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições deste domingo na Espanha com maioria absoluta, indica uma pesquisa de boca-de-urna divulgada pela rede pública “TVE”.

O PP obtém 43,5% dos votos, frente a 30% do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Em número de cadeiras, o PP conquista entre 181 e 185, enquanto o PSOE fica entre 115 e 119 deputados, o que representaria o pior resultado da história dos socialistas.

A maioria absoluta é considerada a partir de 176 cadeiras em um Congresso de Deputados com 350 assentos.

A Coalizão Esquerda Unida (IU) alcança entre nove e 11 deputados, 6,7%; enquanto a coalizão independentista basca Amaiur conquistaria entre seis e sete deputados, o que garantiria sua entrada para o Parlamento espanhol com grupo próprio.

A pesquisa da TVE calcula entre 13 e 15 deputados aos nacionalistas catalães da Convergência e União (CiU), entre quatro e cinco aos nacionalistas bascos do PNV e entre três e quatros para União, Progresso e Democracia (UPyD).

As eleições deste domingo ocorrem em meio a uma grave crise econômica. Atualmente o país está com quase 5 milhões de desempregados, a economia praticamente estagnada e a dívida espanhola submetida a fortes pressões dos mercados financeiros, o que elevou para os níveis recordes o juro que a Espanha deve pagar em suas emissões de dívida.