Poroshenko agradece a Kerry apoio dos EUA na Ucrânia

"Este apoio tem grande importância", disse Poroshenko no início do encontro com o chefe da diplomacia americana, que chegou na manhã de hoje em Kiev

Kiev – O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, agradeceu nesta quinta-feira ao secretário de Estado americano, John Kerry, o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia na luta por sua integridade territorial.

“Este apoio tem grande importância”, disse Poroshenko no início do encontro com o chefe da diplomacia americana, que chegou na manhã de hoje em Kiev.

O presidente afirmou a Kerry que as forças governamentais contam com “meios completamente novos” para defender o território do país dos separatistas pró-Rússia.

Poroshenko acrescentou que as tropas ucranianas desdobradas na zona do conflito respeitam, quando é possível, o regime de cessar-fogo.

“Após 13 e 14 de janeiro os grupos russos mudaram de tática e realizam operações ofensivas em várias zonas das regiões de Donetsk e Lugansk”, disse o presidente ucraniano.

Poroshenko e Kerry devem divulgar uma declaração conjunta ao término de suas conversas, realizadas em meio a um debate sobre a possibilidade dos Estados Unidos fornecerem armamento para Kiev e da intensificação dos combates no leste do país.

O encontro coincide com uma nova iniciativa de paz promovida pelo presidente da França, François Hollande, e pela chanceler alemã, Angela Merkel, que ambos apresentarão hoje em Kiev e amanhã em Moscou.