Pompeo promete “prosperidade” a Coreia do Norte sem armas nucleares

Secretário de Estado disse que EUA vão colaborar para que país asiático prospere ao mesmo nível da Coreia do Sul caso desnuclearização ocorra rapidamente

Washington – A Coreia do Norte defronta “um futuro repleto de paz e prosperidade” se abandonar suas armas nucleares em breve, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, conforme os dois países se preparam para uma histórica cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

“Se a Coreia do Norte tomar ação ousada para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar prosperidade no mesmo nível que nossos amigos sul-coreanos”, disse Pompeo durante entrevista coletiva após conversas em Washington com a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul.

“Se o presidente Kim escolher o caminho correto, há um futuro repleto de paz e prosperidade para o povo norte-coreano”, disse.

Pompeo, que retornou de Pyongyang nesta semana com três prisioneiros norte-americanos que haviam sido detidos pela Coreia do Norte, disse que a libertação dos homens ajudou a estabelecer condições para um encontro bem-sucedido entre Trump e Kim em Cingapura, em 12 de junho.

Pompeo afirmou ter tido conversas “boas, substanciais” com Kim em Pyongyang e acreditar que ambos os lados entenderam o objetivo final da cúpula.

Segundo Pompeo, a desnuclearização completa da península coreana irá, no entanto, exigir programa “robusto de verificações” pelos Estados Unidos e outros países.

“É com certeza um grande compromisso, mas o presidente Kim e eu tivemos a oportunidade de ter uma boa e saudável discussão sobre isso, então eu acho que nós tivemos um bom entendimento entre nossos dois países de quais são os objetivos compartilhados”, disse Pompeo.